universidade franciscana

Reitora comemora status de universidade e comenta planos para o futuro

Joyce Noronha*


Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Desde sexta-feira, instituição de ensino superior é Universidade Franciscana (UFN)

Desde sexta-feira, a cidade tem a segunda universidade fundada em Santa Maria, pois o Centro Universitário Franciscano (Unifra) tornou-se oficialmente a Universidade Franciscana (UFN). A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira e é comemorada por toda a comunidade acadêmica da instituição. A alegria contagiou toda a instituição, que trocou o site para o novo nome e apresenta a logo da UFN. Até as recepcionistas atendiam com alegria ao telefone, na sexta-feira, com os dizeres: "Universidade Franciscana, boa tarde". 

A reitora, irmã Iraní Rupolo, confirmou que o sentimento dela e de toda a equipe é de alegria pelo resultado alcançado. Ela diz que, a partir de agora, a UFN vai seguir o trabalho, começado como centro universitário, de ampliar a oferta de cursos, na graduação e na pós strictu sensu, e também vai buscar o aperfeiçoamento da pesquisa. Outro foco, enquanto universidade, segundo Iraní, é trabalhar melhor a área do hospital, para as aulas práticas dos cursos de saúde.

"Uma universidade não é feita de prédios, é feita de pessoas"

A reitora diz que a instituição seguirá o acompanhamento das necessidades da sociedade para fazer o lançamento de novos cursos que supram as demandas de toda a comunidade.

_ A instituição já atuava como universidade de fato. A publicação do Diário Oficial da União só legitima o nome de universidade. Essa mudança atrai para a cidade e para a região mais prestígio, e esperamos que toda a cidade nos ajude a divulgar a UFN _ diz a irmã.

Ela ressalta que a universidade também quer aumentar as relações internacionais, entre instituições de Ensino Superior. Conforme Iraní, mostrar para os acadêmicos a importância de ter o contato com alunos do Exterior na UFN, ou até de viverem a experiência acadêmica durante um intercâmbio, acrescenta aos estudantes e para a instituição.

Feliz pela conquista, Iraní diz que sente orgulho profissional por toda a equipe da instituição e pela comunidade acadêmica. Reforça que esse resultado é da universidade, mas, principalmente, da cidade, que deve acolher e apoiar a UFN.

Nove escolas estaduais de Santa Maria não têm quadra de esporte

Com o novo status desta instituição, Santa Maria agora tem três universidades: Federal de Santa Maria (UFSM), Luterana do Brasil (Ulbra) e Franciscana. Mas são duas fundadas na cidade: UFSM e UFN.

MUDANÇA FOI PRINCIPAL ASSUNTO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES

NO CONJUNTO I

"Eu acho que é um avanço grande e importante para nosso currículo acadêmico, principalmente e para o nome da instituição, acho que está todo mundo de parabéns, a instituição, alunos, professores e funcionários e certamente é um marco, porque é o ápice que toda a instituição quer atingir, principalmente por atingido com a média maior possível, a 5, então realmente eu fiquei muito feliz."
Daniela Gomes, 20 anos, 5º semestre do curso de Engenharia Biomédica (foto ao lado)

"Eu acredito que ela virando universidade, a gente vai ter mais reconhecimento, um centro universitário às vezes não tem um nome tão grande, mas uma universidade é nacionalmente conhecida então de repente o nome vai se espalhar mais para a frente. A gente vai ter mais certeza de que estamos tendo uma educação melhor, de mais qualidade e que eles vão investir mais para gente ser um profissional bem melhor no futuro."
Leonardo Garcia, 21 anos, 2º semestre Medicina 

"Eu acredito que a Unifra virando Universidade, ela tem um grande impacto na região central do estado, ela tem um papel muito consolidado de anos, essa trajetória de FIC, Facem, Unifra e agora universidade, ela tem um potencial em atender os cursos da saúde em trabalhar de com a saúde de um modo geral da nossa população."
Bruno Vizzotto, 34 anos, professor dos cursos de Medicina e Biomedicina 

NO CONJUNTO III

"Eu acho que é muito importante, vai atrair novos olhares de estudantes do mundo acadêmico aqui do nosso Estado, novas oportunidades para pessoas que inclusive moram na nossa cidade e na nossa região, de ter mais uma universidade disponível para fazer parte aqui de Santa Maria. Eu como formando de Arquitetura agora, vou ter um orgulho a mais de dizer que me formei na Universidade. Vai melhorar bastante o nosso currículo, ter mais orgulho de colocar lá que somos uma universidade que querendo ou não em um nome bem impactante, existem várias instituições de formação profissional, mas nem todas podem ser classificadas como universidade, e isso é bem importante."
Pedro Souza, 21 anos, 9º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo 

UFSM ganha mais seis cursos para o ensino a distância

"A inserção da Unifra como Universidade é um novo patamar para gente, tanto no ensino e principalmente na pesquise, porque isso abre um leque de bolsas para que os alunos possam estudar com um apoio financeiro, antes a gente tinha uma quantidade, mas agora a gente vai ter um nível muito maior, muito mais opção para oferecer para os nossos alunos."
Taís Steffenello Ghisleni, professora da graduação, especialização e mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagem 

"Eu acredito que é uma coisa que enriquecesse muito o nosso currículo, todos os professores estavam muito ansiosos porque faz tempo que isso estava para acontecer e agora finalmente aconteceu, saiu no Diário Oficial da União. Eu acho que é um ganho muito grande tanto para a instituição como para nós alunos, corpo discente e corpo docente. Então além de enriquecer o nosso currículo, a visibilidade que a instituição vai ganhar vai ser muito grande no Brasil, acredito que é só uma questão de tempo para que a área das ciências rurais para começar a ter, realmente é uma realização muito grande para a instituição que tem uma qualidade já, vai enriquecer muito para todos."
Pedro Oliveira, 18 anos, 3º semestre do curso de Nutrição (foto ao lado)

O CAMINHO PERCORRIDO

  • 1955 - Criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) 
  • 1995 - Unificação da FIC e FACEM, que deu origem às Faculdades Franciscanas (Fafra) 
  • 1998 - Transformação das Fafra em Centro Universitário Franciscano (Unifra) 
  • 2018 - Transformação da Unifra em Universidade Franciscana (UFN) 

INSTITUIÇÃO EM NÚMEROS

  • Alunos matriculados
    • Graduação - 4.936
    • Especialização - 669
    • Mestrado - 184
    • Doutorado - 61
  • Professores - 425 
  • Servidores técnicos-administrativos - 235 professores 
  • Cursos de graduação - 34 (com expectativa de oferta de novos cursos no vestibular de verão) 
  • Especialização - 23 (no segundo semestre de 2017) 
  • Por semestre podem ser ofertados até:
    • 5 cursos de mestrado
    • 2 de doutorado

A INSTITUIÇÃO É DIVIDIDA EM 4 CONJUNTOS

Conjunto 1
Rua dos Andradas, 1.614
Telefone: (55) 3220-1200

Conjunto 2
Rua Silva Jardim, 1.323
Telefone: (55) 3026-6971

Conjunto 3
Rua Silva Jardim, 1.175
Telefone: (55) 3025-9000

Conjunto 4
Rua Joana D'Arc, 465
Telefone: (55) 3026-6994

*Colaborou Thays Ceretta

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Uma nova universidade contribui para o desenvolvimento do município', diz ex-reitor da UFSM Anterior

'Uma nova universidade contribui para o desenvolvimento do município', diz ex-reitor da UFSM

Nove escolas estaduais de Santa Maria não têm quadra de esporte Próximo

Nove escolas estaduais de Santa Maria não têm quadra de esporte

Educação